19/10/2015

Parcerias

Centro Social da Paróquia de São Jorge de ArroiosCSP Arroios
A LInQUE e o Centro Social da Paróquia de São Jorge de Arroios assinaram em Fevereiro de 2015 um protocolo de colaboração no qual as instalações do Centro são cedidas gratuitamente para a sede operacional da LInQUE. Visa ainda promover a cooperação entre as duas instituições, nomeadamente através da partilha de saberes e recursos a nível da prestação de serviços. O Centro é uma Unidade Humanitude prestando um serviço de elevada qualidade à população que serve, pelo que muito nos orgulhamos deste protocolo.

Câmara Municipal da Amadora
A LInQUE participou no projeto «Serviços e redes de intervenção social e de saúde – Idade+» (código do projeto: LISBOA-06-4538-FSE-000015), cujo objetivo foi o de promover o envelhecimento ativo e saudável. O projeto teve subjacente o desenvolvimento e dinamização de um conjunto de serviços destinados à população sénior da cidade, contribuindo para a manutenção desta na sua comunidade de origem e permitindo um envelhecimento ativo e participativo, com vista à permanência nas suas residências e evitando a institucionalização. Para tal foram desenvolvidas as atividades Amasénior Viva +, Teatro de Identidades, Serviço de Teleassistência Permanente na Amadora (STAPA) e o Projeto de Apoio ao Cuidador, este último a cargo da LInQUE. Siga a ligação para saber mais.

AMARAAMARA
A LInQUE e a AMARA assinaram em Janeiro de 2015 um protocolo de colaboração que visa a elaboração de projetos de trabalho conjunto, potenciando as valências de cada uma das entidades, nomeadamente a nível da formação e da prestação de serviços.
A AMARA – Associação pela Dignidade na Vida e na Morte é uma pessoa colectiva de direito privado constituída sob a forma de associação sem fins lucrativos, reconhecida como Instituição Particular de Solidariedade Social.
Há mais de dez anos que a Associação AMARA faz acompanhamento psico-existencial de pessoas com doença crónica, avançada e progressiva e suas famílias, no domicílio, hospitais, e outras instituições, preparando voluntarios e profissionais de saúde para esse fim.
Vários elementos da LInQUE são já voluntários da Associação pelo que este protocolo surge de forma natural a história das duas organizações.

APELAapelanew
A LInQUE e a APELA assinaram em Junho de 2016 um protocolo de colaboração que visa apoiar os doentes com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) que desejam permanecer em casa e que necessitem de apoio de uma Equipa de Cuidados Paliativos Domiciliária.
A APELA é uma Organização não governamental sem fins lucrativos com estatuto de IPSS, atribuído em 2009 e inscrita no Livro da Saúde.
Os seus objetivos são, promover a divulgação da natureza da doença junto da sociedade civil, doentes, famílias, médicos e todo o pessoal técnico ligado à área da saúde.  Apoiar os doentes com ELA –  Esclerose Lateral Amiotrófica, e familiares  no sentido de os esclarecer e ajudar na resolução dos seus variados problemas.
As duas instituições através da sua missão social potenciarão as valências de cada uma delas através de ações de formação e divulgação.
Pretende-se com este protocolo apoiar no domicilio os doentes com ELA e respetivas famílias, através duma equipa interdisciplinar que se articule com a APELA e os diferentes prestadores de cuidados de saúde permitindo assim a continuação do cuidar.

D. Pedro Investimentos TurísticosDPedro
A D Pedro Investimentos Turísticos, tendo em conta a missão da CoopLInQUE de promover ações de formação para profissionais de saude e população em geral na área dos Cuidados Paliativos, estabeleceu uma parceria com a LInQUE para a cedência de salas do Hotel D Pedro – Lisboa para a realização de algumas dessas ações de formação.

Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz
A LInQUE a o Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz assinaram um Protocolo de Cooperação no âmbito do ensino, da investigação e da prestação de serviços à comunidade, em áreas e campos temáticos comuns ou complementares às duas instituições.

Serviços Sociais da PSP (SSPSP)
Em Outubro de 2018 foi assinado um protocolo entre a CoopLInQUE e os Serviços Sociais da PSP (SSPSP), visando estabelecer uma relação de parceria entre ambas as entidades.
O protocolo com a LInQUE integra-se na missão dos SSPS e tem como objetivo permitir a prestação de serviços de cuidados paliativos personalizados e individualizados no domicílio aos seus beneficiários e familiares.
O protocolo permite o acesso vantajoso aos serviços da LInQUE através dum valor de desconto acordado e assim contribuir para:
Melhorar a qualidade de vida dos doentes e respetivas famílias;
Promover autonomia possível para cada doente e de acordo com a sua situação clinica;
– Contribuir para o conforto e qualidade de vida em situações de dependência;
– Prestar cuidados de saúde aos doentes, de modo a contribuir para o seu equilíbrio e bem estar;
– Apoiar na satisfação das necessidades básicas e atividades da vida diária através do ensino aos doentes, famílias e cuidadores;
– Colaborar no acesso à prestação de cuidados de saúde, através da articulação com as equipas de saúde que acompanham o doente;
– Reforçar as capacidades e competências das famílias para lidar com os doentes em situação de doença crónica, incurável e progressiva;
– Privilegiar a prestação de cuidados no domicílio, sem prejuízo da possibilidade do recurso ao internamento em unidades hospitalares ou outras se necessário.
A prestação de serviços realizar-se-á nos Concelhos de: Lisboa, Oeiras, Amadora e Odivelas, podendo estender-se excecionalmente aos Concelhos de Cascais, Loures e Sintra ou outros concelhos límitrofes.
O contacto deverá sempre ser sempre efetuado entre o beneficiário dos SSPSP requerente dos serviços e a CoopLInQUE.
Quaisquer duvidas sobre a aplicação e âmbito deste protocolo serão esclarecidas diretamente com os SSPSP ou com a LInQUE através do seu numero de telefone geral (916 678 700).

Universidade Atlântica
A LInQUE a e Universidade Atlântica assinaram um Protocolo de Cooperação no âmbito do ensino, da investigação e da prestação de serviços à comunidade, em áreas e campos temáticos comuns ou complementares às duas instituições.

Universidade Católica Portuguesa
A LInQUE e a Universidade Católica Portuguesa assinaram um protocolo no âmbito do desenvolvimento de estudos de investigação conjuntos e da promoção de estágios formativos para os estudantes dos cursos na área dos Cuidados Paliativos ministrados no ICS/UCP, bem como para a contribuição para o desenvolvimento profissional dos recursos humanos da equipa da LInQUE.

Humanamente
Foi elaborado no início do ano 2022, um protocolo entre a Coop LInQUE e a Humanamente.
A Humanamente presta serviços de formação, nomeadamente na área dos cuidados em demência, consultoria e apoio a parceiros de cuidados e pessoas que vivem com demência e desenvolve e comercializa produtos de estimulação para pessoas que vivem com demência, seus familiares e cuidadores.
Ao abrigo deste protocolo, a Humanamente oferece a redução de 10% no valor dos seus serviços e produtos, para os clientes e “Amigos LInQUE”. Este desconto aplica-se às ações de formação e às compras de qualquer produto ou serviço disponível para venda no site da Humanamente, não sendo acumulável com outros descontos ou promoções em vigor.

A LInQUE concretizou através de escritura pública a sua dissolução em 31 de janeiro de 2024, encontrando-se a partir dessa data em fase de liquidação.