20/06/2018

LInQUEPed

Este é um projeto LInQUE dedicado exclusivamente a Cuidados Paliativos Pediátricos.

A LInQUEPed está inserida na CoopLinQUE-Cuidados Paliativos em casa, CRL, uma cooperativa do ramo da Solidariedade Social que presta Cuidados Paliativos Domiciliários na região da Grande Lisboa, desde 2015.

A equipa LInQUEPed conta com: Pediatras, Enfermeiras, Psicóloga, Fisioterapeutas, Assistente Social, Assistente Espiritual, Médica Paliativista, e voluntária, todos com formação em Cuidados Paliativos Pediátricos e experiência em pediatria.

A História

Em 2016, na Pós-Graduação de Cuidados Paliativos Pediátricos da Universidade Católica Portuguesa, surgiu um “Sonho Comum…!” que a pouco e pouco se transformou nesta equipa que ficou operacional no final de 2017. Desde essa data até Setembro de 2021 tivemos apenas quatro pedidos de intervenção, o primeiro em dezembro de 2018 e o último em Maio de 2020.
A experiência foi muito gratificante para a equipa e muito significativa para os jovens que acompanhámos e respetivas famílias. Partilhamos dois dos testemunhos:
“A LInQUE deu-nos um enorme conforto e fez-nos sentir acompanhados num momento terrível, tornando todo o processo numa viagem menos dolorosa” – Mãe de Pedro Loução, 2020
“A LInQUE cuidou da minha filha com muito amor e carinho nos últimos dias da sua vida e vou ser grata por isso, toda a equipa vai comigo no coração” – Mãe de Lizete Delgado, Fevereiro de 2019
Nos dois primeiros anos a LInQUEPed contou com o apoio da Associação D.Pedro V e da Acreditar, pelo que nesse período foi possível que os cuidados tivessem sido gratuitos.

O Presente

Tendo em conta a especificidade dos cuidados a prestar, a dimensão da equipa e o número tão pequeno de solicitações, foi necessário ter a coragem de assumir que não seria possível nesta fase manter a disponibilidade para a prestação de cuidados paliativos pediátricos no domicílio. Continuamos enquanto equipa, mas, desde Outubro de 2021, mantemos o nosso contributo através do desenvolvimento de formação.

A LInQUE concretizou através de escritura pública a sua dissolução em 31 de janeiro de 2024, encontrando-se a partir dessa data em fase de liquidação.